quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Refletindo uma Música #1

Já havia algum tempo que penso em escrever sobre trechos de músicas que me chamam a atenção de alguma maneira, seja o trecho em si ou a mensagem que ele passa, propositalmente ou não. Creio que por ser músico católico, busco sempre ver o que as músicas têm a me dizer, e por esse motivo eu as 'desconstruo', tento tirar tudo o que ela pode me dar, e sempre fico com o que realmente ela é! Essa é uma ótima experiência, pelo menos pra mim, tanto como servo no meu ministério, quanto pra minha vida pessoal. Sempre que eu tiver algo novo nesse sentido partilharei aqui com o título de "Refletindo uma Música" e espero que, assim como eu gosto dessas partes das músicas, você também goste! Só tenho um detalhe a acrescentar, meu gosto para música é muito, mais muito eclético. Isso quer dizer que aqui você pode encontrar desde músicas calmas para momentos de reflexões, passando por um axé bem agitado, por uma música só na voz e no violão e por fim chegando num rock! Então, chega de conversa, já expliquei demais!

Música: Kyrie Eleison (ETERNA - CD Epiphany)

Esse é um rock de uma banda católica que já tem um tempo de caminhada, 5 discos e 1 DVD lançados, costumam cantar em inglês apesar de serem todos brasileiros e que tem um estilo mais parecido com bandas como Metallica e Scorpions, mas não é isso que vem ao caso agora!
Dessa música me chamou a atenção a seguinte frase que solta parece meio que sem sentido:
"No more freedom like before"
"Sem mais libredade como antes"

Que liberdade nós ainda temos? Eu diria que quase zero! Em todos os sentidos.
Primeiro que somos obrigados a estar sempre rodeados de proteções, sejam elas cercas, muralhas, cachorros que mais parecem cavalos, carros em que não dá pra saber quem está dirigindo por esse ter uma película mais escura que óculos de quem trabalha com soldagem! Mas essas prisões próprias quem nos impõe é o mundo!
E quando nós mesmos começamos a tirar nossa liberdade? A liberdade que ganhamos assim que nascemos, junto com o sopro da vida? Nós, criaturas, somos tão engraçados! Nos prendemos a coisas que nos puxam para fora da graça, principalmente com vícios que não rendem fruto nenhum.

Considerando que o 'Antes' é um passado recente de menos violência, de menos corrupção, tempos de calmaria que nossos pais viveram, tempos de tranquilidade que foi se perdendo no caminho por conta da maldade que aumentou de forma assustadora a nossa volta, o que EU para ainda ser livre?

Eu creio que a liberdade maior seja estar no caminho de Deus. Estar em comunhão com Cristo e sempre orante! Isso nos ajuda a perceber como o mundo e tudo o que nos é oferecido acaba nos aprisionando e nos deixando longe da graça! 

Só pra fechar, Kyrie Eleison significa Piedade Senhor.
Que Ele tenha Piedade de nossas faltas, pois ainda somos humanos, portanto ainda somos sujeitos a erros!
Que tenhamos sempre em mente que só em Deus somos realmente livres!

Nada sem Deus!


Ouça aqui a música Kyrie Eleison
(Cuidado com o volume do fone!)
Clique aqui e veja a letra com tradução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário